A LAPA DO BOM JESUS É FEITA DE PEDRA E LUZ


Conheça o Santuário de Bom Jesus da Lapa

O Santuário do Bom Jesus tem história centenária, e suas grutas, hoje lugares sagrados para o povo simples do sertão, foram descobertas por um artesão, o artista Francisco Mendonça Mar, que após uma decepção com as autoridades em Salvador, embrenhou-se pelas terras áridas e, às margens do “Velho Chico”, encontrou a arquitetura das mãos de Deus – as grutas da Lapa.

Ali, vivendo sozinho, logo se pôs ao serviço da caridade com os mais pobres e doentes, e sua fama de caridade foi espalhando-se pelo sertão baiano.



Alguns anos mais tarde, a pedido do arcebispo da Bahia, que recebeu notícias de seu trabalho com os pobres nas grutas da Lapa, Francisco volta para Salvador, estuda Teologia e, em 1705, recebe a ordenação e se torna Padre Francisco da Soledade.

Volta imediatamente para a Lapa, mas não volta sozinho: leva consigo a imagem do Senhor Bom Jesus, um Cristo Crucificado, cercado por prateado esplendor. De Bom Jesus será a gruta santuário e, ao seu lado, em outra gruta, será entronizada a imagem da Virgem da Soledade, a Senhora das Dores. As mãos de Deus - assim nos dizem os romeiros da Lapa - foram quem construíram o Santuário do Bom Jesus.

A gruta tem cerca de 50 metros de comprimento, 15 m de largura e 7 m de altura. Ali, diante da imagem do Cristo na Cruz, hoje uma réplica da original (que se perdeu num incêndio, em 1903), o romeiro reza, canta, ajoelha, cumpre suas promessas, agradece, pede, chora e suplica.

Muitos trazem na cabeça um chapéu branco, cercado por uma fita verde: marca inconfundível do romeiro da Lapa, que visita este lugar santo o ano todo, especialmente na romaria anual, por ocasião da festa do dia 06 de agosto.

O Santuário do Bom Jesus da Lapa é coordenado pelos missionários redentoristas.

Hoje, o Santuário do Bom Jesus da Lapa é coordenado pelos missionários redentoristas da Vice-Província da Bahia, e recebe anualmente cerca de dois milhões de visitantes, muitos dos estados do nordeste do Brasil. Mas a cada ano aumentam visitantes capixabas, mineiros, paranaenses e goianos.

Dados da secretaria do Santuário mostram que romarias de todo o Brasil passam pelas grutas da Lapa. O romeiro visitante encontra ao redor do Santuário toda a infraestrutura para facilitar sua peregrinação, como banheiros, atendimento ambulatorial, estacionamento, lanchonetes e lojas de lembrancinhas.

O melhor tempo para visitar o Santuário é entre os meses de julho e setembro, época das grandes romarias. Para o turismo religioso, as férias de janeiro também podem ser boa opção, já que o calor é grande e existem lindos passeios pelas águas do São Francisco.


Conheça melhor o Santuário de Bom Jesus da Lapa www.bomjesusdalapa.org.br
Colaborou: Padre Roque Silva, C.Ss.R.
A LAPA DO BOM JESUS É FEITA DE PEDRA E LUZ A LAPA DO BOM JESUS É FEITA DE PEDRA E LUZ Reviewed by Eu e Deus on agosto 06, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário: