FAKE NEWS: Padre Fábio de Melo não postou sobre a série Lúcifer



Padre Fábio é vítima de Fake News

Começou a viralizar pela manhã do sábado(5), uma notícia que o Padre Fábio de Melo estaria assistindo e gostando da série Lúcifer, da Netflix. Logo rumores começaram e houve cerca de 30 mil compartilhamentos. 

Primeira postagem da Comunidade. 

Para completar a fake news, o autor publicou que o mesmo teria enviado uma mensagem pelo WhatsAap para o Padre Zezinho e que o mesmo estaria abismado e rezando por ele. Sem entender sobre a série. 


Segunda postagem relatando a suposta mensagem ao Padre Zezinho.
Logo às pessoas começaram a atacar e compartilhar a atitude do Pe. Fábio, o Portal Eu & Deus buscou todas as fontes e constatou que é uma Fake News. Primeiramente a página em que foi publicado esta notícia é uma comunidade, não verificada pelo facebook. O perfil oficial do Padre não consta nenhuma informação a respeito, sendo que a última publicação até o fechamento desta matéria foi realizada no dia 04 de Janeiro de 2019, às 10h30min. Como não foi encontrado nenhuma postagem em relação, verificamos o Instagram Oficial do Padre Fábio e também não consta nada. 


Página Oficial/Verificada do Padre Fábio de Melo
Na postagem há diversos comentários maldosos e julgamentos. Tentamos entrar em contato com a comunidade mas não houve retorno.

De acordo com o site Mundo Advogados "O Brasil ainda não conta com uma lei para punir quem divulga uma fake news, seja na produção do conteúdo ou no seu compartilhamento. Apesar disso, a falta de uma verificação prévia da veracidade dos fatos, está sujeita a uma responsabilização por meio de instrumentos legais do direito civil e criminal.


Uma pessoa que vê a sua reputação atacada, pode recorrer à Justiça para solicitar seus direitos. O primeiro passo, é solicitar uma autorização judicial para exigir a retirada do conteúdo da Internet. Se o provedor que divulgou o conteúdo não acatar a decisão e não retirar o conteúdo do ar dentro do prazo determinado, o mesmo pode ser responsabilizado pelos prejuízos causados à vítima.

O segundo passo, é solicitar também uma indenização pelos danos causados. Geralmente, essa decisão é tomada quando a pessoa se sente altamente ofendida pela notícia falsa. O processo é tramitado na justiça criminal, solicitando o pagamento de uma quantia quando comprovado o crime de injúria, calúnia ou difamação. Quem divulgou o conteúdo falso, ainda pode cumprir pena que varia de 3 meses a 3 anos de prisão, além do pagamento da indenização".


Por isso é de tamanha importância a verificação de todas as notícias que lemos, atenção às imagens e ter muito cuidado em nossas redes sociais. Uma simples brincadeira pode gerar grandes dores de cabeça. Vamos torcer para que a comunidade que postou a notícia se retrate para que nada de mal aconteça. 

FAKE NEWS: Padre Fábio de Melo não postou sobre a série Lúcifer FAKE NEWS: Padre Fábio de Melo não postou sobre a série Lúcifer Reviewed by Eu e Deus on janeiro 05, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário: