ELE É PAI DE FAMÍLIA E PADRE CATÓLICO AO MESMO TEMPO. MAS QUE HISTÓRIA É ESSA?
O padre Joshua J. Whitfield, que se converteu do anglicanismo à Igreja católica, falou da sua história de vida no jornal norte-americano Dallas Morning News.
Confira a seguir um trecho traduzido:
Argumentos dispersos à parte, o que costuma passar despercebido são as autênticas razões pelas quais pessoas como eu se tornam católicas, além do autêntico motivo pelo qual a Igreja católica permite, em determinados casos, a ordenação de homens casados. E o motivo é, insisto, a unidade cristã.
Quando você encontrar um homem casado que exerce o ministério sacerdotal na Igreja católica, pense nos sacrifícios que ele realizou em nome da sua fé na verdade. Pense na unidade cristã, não na mudança. É isto o que eu gostaria que as pessoas pensassem ao verem a mim e a minha família. Nós nos tornamos católicos porque a minha esposa e eu acreditamos que o catolicismo é a verdade, a plenitude do cristianismo.
E nós respondemos a essa verdade, o que significava (como sacerdote episcopal anglicano na época) abandonar o meu estilo de vida e quase tudo o que eu conhecia – e justamente quando a minha mulher estava esperando o nosso primeiro filho.
Como a Igreja católica acredita que os cristãos deveriam unir-se, ela abre exceções, sob certas condições, às suas próprias normas e disciplinas, às vezes antiquíssimas: no meu caso, o celibato.
A minha família e eu não somos objeto de experimentos realizados pelo Vaticano para ver se um padre casado consegue trabalhar. O que somos é testemunhas da empatia e do desejo da Igreja pela unidade. É isso o que nós, sacerdotes casados, desejaríamos que as pessoas vissem: o catolicismo pelo qual nos apaixonamos e pelo qual fizemos tantos sacrifícios.
_________
O artigo completo, em inglês, pode ser lido no site do Dallas Morning News
Temas deste artigo: anglicanoscelibatosacerdocio
ELE É PAI DE FAMÍLIA E PADRE CATÓLICO AO MESMO TEMPO. MAS QUE HISTÓRIA É ESSA?
Reviewed by Eu e Deus
on
dezembro 05, 2018
Rating:
