PAPA FRANCISCO SOBRE ACUSAÇÕES DE EX-NÚNCIO: “Tirem suas próprias conclusões” - Eu & Deus

CONFIRA

Home Top Ad

Post Top Ad

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

PAPA FRANCISCO SOBRE ACUSAÇÕES DE EX-NÚNCIO: “Tirem suas próprias conclusões”

"Não vou dizer uma palavra. Acredito que o comunicado fala por si e vocês têm capacidade jornalística para concluir"



No voo de volta da Irlanda para a Itália, o Papa Francisco respondeu a perguntas de jornalistas que, entre temas diversos, também abordaram as acusações em que o arcebispo italiano Carlo Maria Viganò, ex-núncio nos Estados Unidos, afirmou que o Papa sabia dos abusos do ex-cardeal Theodore Edgar McCarrick e não agiu a respeito.

Anna Matranga, jornalista da rede norte-americana CBS, perguntou a Francisco:

“Hoje de manhã, bem cedo, foi publicado um documento do arcebispo Carlo Maria Viganò em que ele afirma ter tido em 2013 uma conversa pessoal com o senhor, no Vaticano, falando explicitamente do comportamento… dos abusos sexuais, do ex-cardeal McCarrick. Eu queria pergunta se isto é verdade. E também queria lhe perguntar outra coisa: o arcebispo disse ainda que o Papa Bento já havia punido McCarrick (…) Posso perguntar se essas duas coisas são verdade?”

O Papa Francisco respondeu:

“Eu respondo, mas preferiria que falássemos primeiro da viagem e depois de outras coisas. Li na manhã de hoje o comunicado. Li e lhes digo, sinceramente: leiam atentamente o comunicado e tirem as suas próprias conclusões. Eu não vou dizer uma palavra sobre isso. Acredito que o comunicado fala por si mesmo e vocês têm a capacidade jornalística suficiente para chegar às conclusões. É um ato de confiança. Depois que já tiver passado algum tempo, e vocês tiverem as conclusões, talvez eu fale. Mas eu desejaria que a maturidade profissional de vocês faça esse trabalho. Isso lhes fará bem, de verdade…”.

Após responder a outra pergunta da mesma jornalista, o Papa reiterou a respeito da questão Viganò:
“Espero os comentários de vocês sobre o documento. Eu gostaria de escutá-los”.

Post Bottom Ad

Páginas