APRENDA A DIZER NÃO - Eu & Deus

CONFIRA

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

APRENDA A DIZER NÃO

A capacidade de dizer não está intimamente relacionada com a autoestima

Muitas vezes não sabemos como dizer não e concordamos em fazer coisas que as pessoas nos pedem quando não deveríamos.

Às vezes é difícil recusar porque tememos que a outra pessoa possa se sentir incomodada por isso, ou possa nos criticar; poderíamos até nos preocupar que dizer não nos fará sentir (ou parecer) como egoístas.

É importante estar ciente de que a capacidade de dizer não está intimamente relacionada com a autoestima. Consequentemente, as pessoas com baixa autoestima e pouca autoconfiança ficam nervosas ao lidar com outras pessoas e tendem a concordar com todos os tipos de pedidos, independentemente de ter ou não desejado ou querer isso.


Alguns conselhos para aprender a dizer não quando for necessário:

Use respostas simples e breves. Você deve se comunicar de forma firme e direta – mas não sem educação. Lembre-se de que você não está pedindo permissão para dizer não. Não invente desculpas, mas fale os seus motivos o mais claramente possível.

Perder o seu medo do que as outras pessoas possam pensar. Dentro de limites razoáveis, você é o único, sobretudo, quem deve estar satisfeito com sua própria conduta, sempre levando em consideração a melhor forma de usar seu tempo.

Não se comprometa se você não pode fazer. Se lhe for pedido para fazer algo que você não sente que é capaz de fazer, ou que você não sente que precisa ou quer fazer, tente sugerir outras alternativas, tendo em mente que você não tem nenhuma obrigação de se comprometer com algo que você não pode fazer.

Lembre-se de que dizer que “não” não é a mesma coisa que a rejeição. Se você recusar um pedido, isso não significa que você está rejeitando a pessoa que está fazendo o pedido. Você tem o direito de dizer não assim como elês tem o direito de te pedir um favor.

Aceite o desconforto como parte do processo. É normal que você fique nervoso ou se sinta desconfortável quando diz não, especialmente quando você está apenas começando a se acostumar com isso. No entanto, não ceda a esse desconforto dizendo sim apenas para sair da situação o mais rápido possível, porque dessa forma você está apenas adiando uma situação indesejável sem resolvê-la.

Existe uma hierarquia para essas situações; classifique-as, anotando quais solicitações são mais difíceis para você dizer não e quais são mais fáceis para você recusar. Comece hoje a ser claro com as outras pessoas sobre o que você não pode ou não quer fazer.

Também é fundamental para o desenvolvimento de nossa própria identidade sermos fiéis a nós mesmos em relação ao que realmente queremos e a quem realmente somos. Nossos próprios desejos e ideais têm prioridade e devem ocupar o primeiro lugar. Se tentarmos agradar a todos o tempo todo, corremos o risco de esquecer os objetivos mais importantes em nossa vida. O bem comum não exige renunciar à nossa realização pessoal. É uma questão de encontrar um equilíbrio saudável, o qual apenas um pouco de experiência de vida e senso comum podem nos ensinar.

Fonte: Aleteia

Post Bottom Ad

Páginas