CONFIRMAM AUTENTICIDADE DE UMA DAS PRIMEIRAS CRUZES FEITAS NA AMÉRICA - Eu & Deus

CONFIRA

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 25 de julho de 2018

CONFIRMAM AUTENTICIDADE DE UMA DAS PRIMEIRAS CRUZES FEITAS NA AMÉRICA

O Escritório de Obra e Museus da Catedral de Santo Domingo (República Dominicana) confirmou recentemente a autenticidade de uma das primeiras cruzes feitas na América há mais de 500 anos.

Segundo informações dos meios locais, trata-se de uma das cinco cruzes que foram colocadas nos quatro cantos do solar e no centro de onde foi construída a Catedral de Santo Domingo, Primaz da América, seguindo uma tradição medieval. As outras quatro desapareceram.

As cruzes foram abençoadas em 26 de março de 1514 pelo Bispo de Concepción de la Vega, Dom Pedro Suárez de Deza, que tinha chegado há pouco tempo em Santo Domingo. Atualmente, a Diocese de Concepción de la Vega não existe.



A ata na qual foi registrado este ocorrido indica que as cruzes foram colocadas da seguinte forma: uma na esquina da casa onde vivia o tesoureiro (Miguel de Pasamonte) com a rua que conduz até a prisão, outra foi posta na esquina da casa do secretario (Pedro de) Ledesma, outra na esquina da praça que fica em frente às casas de Diego de Vergara e última na esquina do apartamento de (Alonso Zuazo).

O portal ‘Diario Libre’ assinalou que “este acontecimento não foi confirmado cientificamente, inclusive alguns o colocavam em dúvida”. Por isso, o Escritório de Obra e Museus da Catedral decidiu realizar um estudo junto com o Projeto de Pesquisa FONDOCYT / PUCMM.


Os cientistas usaram a datação com carbono 14 e tecnologia especializada com a qual fotografaram a cruz e estudaram a madeira.

Descobriram que a cruz foi fabricada entre 1498 e 1528 com caoba dominicana (Swietenia mahagoni) e foi uma das cinco cruzes colocadas há 504 anos para a bênção do local onde a catedral foi construída.

Na República Dominicana, também foi celebrada a primeira Missa na América em 6 de janeiro de 1494.

Em 2019 se completará 525 anos que foi celebrada a primeira Eucaristia no continente e, por isso, a Igreja local realiza uma série de peregrinações ao local onde ocorreu este acontecimento.

Post Bottom Ad

Páginas