COMO UMA PESSOA QUE SE ALIMENTA POR SONDA PODE RECEBER COMUNHÃO? - Eu & Deus

CONFIRA

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 25 de julho de 2018

COMO UMA PESSOA QUE SE ALIMENTA POR SONDA PODE RECEBER COMUNHÃO?

Existem formas alternativas de receber o Corpo de Cristo

Uma mulher escreve ao Papa Francisco:

“Sua Santidade, querido Papa Francisco,
Sou uma mãe que, há 13 anos, não faz outra coisa a não ser lutar para dar uma vida digna à minha filha, que padece de grave patologia…”

A carta foi publicada pelo site italiano Repubblica Palermo. A filha da leitora, que é microcéfala e tem um temor na medula espinhal, só se alimenta por sonda. A mulher quis saber como a filha poderia receber o sacramento da Comunhão, já que ela não ingere alimentos sólidos. 



Existem algumas alternativas para garantir o sacramento da Eucaristia às pessoas comnecessidades especiais 

A gota de vinho
O teólogo Antonio Rizzolo explica que é possível, depois da aprovação do bispo, oferecer a Comunhão apenas sob a espécie do vinho.  Ele relata o caso de um rapaz de Modena que tem uma doença rara e se alimenta apenas por sonda, mas recebe a Comunhão com uma gota de vinho consagrado colocada na língua dele com uma seringa”. 


 “Uma coisa muito feia”
Em 2016, o Papa Francisco disse que não dar a Comunhão a pessoas com necessidades especiais é “uma coisa muito feia”.

O Código de Direito Canônico diz que a Eucaristia é destinada aos batizados que estejam preparados, que tenham alcançado a idade e que estejam em estado normal da razão. 

Mas o Papa Bento XVI, na exortação apostólica Sacramentum Caritatis, recomendou que a Comunhão também fosse dada aos doentes mentais. 

A história de Andrea 
O blog Amici di Lazzaro conta a história de um rapaz que não pode comer nem beber, mas que, com o consentimento do bispo, resolveu a questão da Eucaristia de uma forma muito particular.

Ele só se alimenta por uma sonda. Uma espécie de botão leva o alimento do exterior até o estômago. E a comunhão também passa por essa abertura. 


Como? Na Missa, durante a consagração, é colocada uma seringa com uma pequena quantidade de vinho sobre o altar. No momento da comunhão, o padre entrega a seringa para a mãe do rapaz, que dá a Comunhão a Andrea com o sangue de Cristo através da sonda. 

Então, se você quer que um parente ou um amigo que se alimenta por sonda receba a comunhão, converse com o padre ou com o bispo de sua paróquia. Certamente será encontrada uma solução para o seu caso. 


Fonte: Aleteia

Post Bottom Ad

Páginas