COMO SABER SE TUAS LEMBRANÇAS TE IMPEDEM DE AVANÇAR


6 passos para superar um tipo negativo de nostalgia que pode dominar tua vida e te bloquear

Quando lemos ou ouvimos a palavra “nostalgia”, tendemos a pensar em ideias como sofrimento, tristeza ou melancolia. Nós associamos essa palavra a uma perda que nos causa dor. A nostalgia é um sentimento que nos invade quando recordamos o passado. Mas a nostalgia nem sempre é negativa.


Características da nostalgia

A nostalgia surge em diferentes situações e de diferentes maneiras.

  • É um sentimento. Um sentimento é a experiência subjetiva que acompanha as emoções. Ou seja, é uma impressão leve e rápida.
  • É comum a todas as pessoas. A nostalgia afeta todos nós, independentemente do nosso gênero, idade, nível socioeconômico, cultura etc.
  • Algumas pessoas são mais propensas a sentir nostalgia do que outras. As pessoas são muito diferentes porque cada um é único. A tendência para a nostalgia depende muito da nossa personalidade e da nossa maneira de ver a vida.
  • Nós idealizamos o objeto de nossa nostalgia. A memória nos protege, mantendo as boas lembranças e descartando a maioria das lembranças negativas.
  • Pode surgir por diferentes razões. Os sentimentos nos fazem reencontrar associações que nosso cérebro havia criado anteriormente.
  • Isso nos ajuda a crescer pessoalmente. A nostalgia nos permite conhecer a nós mesmos mais profundamente, extrair o melhor de nós mesmos, aumentar nossa autoestima. Ela nos protege da solidão e nos dá forças para enfrentar novos desafios. A chave é saber como usá-la para avançar. Agradeça os acontecimentos positivos que nos formaram, porque esta é uma parte essencial do nosso bem-estar.


Algumas dicas para superar a nostalgia

Se sentimos nostalgia com muita frequência, vamos manter essas dicas em mente para superá-la:

  • Seja realista. Todos nós fazemos comparações entre fases passadas e atuais. Aproveite o tempo para se adaptar às novas fases da sua vida.
  • Explore seus sentimentos. Nos avaliar nos ajuda a mudar coisas que não estão funcionando em nossas vidas e a procurar alternativas. A inteligência emocional nos ajuda a analisar nossos processos mentais para nos conhecer melhor.
  • Comunique-se com pessoas positivas. Precisamos falar sobre as raízes da nossa nostalgia para encontrar nosso bem-estar. Manter contato com amigos e parentes pode ser a chave para superar nossos sentimentos tristes.
  • Pense positivo. É melhor não se concentrar nos estímulos que podem nos causar tristeza. Lembre-se de que temos a capacidade de mudar nosso presente. Estabelecer novos objetivos para nós mesmos pode nos dar novas motivações para continuar desenvolvendo nossa própria vida em paz.
  • Fique em contato com seus entes queridos. Uma das melhores maneiras de combater a nostalgia é manter contato com sua própria família e amigos. Um lado afetivo bem nutrido e positivo é uma fonte de serenidade emocional.
  • Procure ajuda se você não pode parar a nostalgia. Os profissionais de saúde mental estão preparados para cuidar de você em casos de nostalgia excessiva. É muito possível que eles possam melhorar sua qualidade de vida substancialmente, mas certifique-se de procurar pessoas com as formações necessárias. Psiquiatras e psicólogos experientes podem ajudá-lo a superar uma ampla gama de problemas, incluindo a nostalgia excessiva.
  • Em conclusão, uma nostalgia saudável provocada por memórias felizes também é um sintoma saudável de apreciação por todas as experiências que têm valor real na vida. O importante é que nosso presente seja enriquecido serenamente pelos sentimentos e memórias positivas de nosso passado.

A nostalgia é uma emoção humana e nos sensibiliza, fazendo-nos apreciar tudo que é importante em nossa vida e que a passagem do tempo nos mostra.
COMO SABER SE TUAS LEMBRANÇAS TE IMPEDEM DE AVANÇAR COMO SABER SE TUAS LEMBRANÇAS TE IMPEDEM DE AVANÇAR Reviewed by Eu e Deus on janeiro 24, 2018 Rating: 5