É CERTO USAR CELULAR NA MISSA?


Você certamente já se deparou com a cena de alguém utilizando o celular no meio da celebração eucarística. Ou você mesmo já utilizou. Aí vem aquele questionamento: será que é certo utilizar o meu smartphone durante a missa?

De cara, já te respondemos: SIM! Claro, esta afirmação vem cheia de ressalvas, mas não podemos abrir mão dele se ele nos ajuda a compreender melhor toda a dinâmica da celebração.

Seja para auxiliar nos cânticos litúrgicos, ou para acompanhar as leituras, ou, até mesmo, fazer apontamentos da homilia. Quer um exemplo legal de como fazer isso: o Aplicativo Deus Conosco, da Editora Santuário. Com ele você pode acompanhar o resumo da liturgia durante a missa, sem falar que ele tem várias orações para o seu dia a dia.


O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil da CNBB diz: “Com a evolução das tecnologias de amplificação de imagem e som, as igrejas são beneficiadas com os aparatos técnicos que contribuem para maior visibilidade, compreensão e participação da Celebração Eucarística”. E, neste contexto, o celular nos aproxima da vivência da celebração.

Se o celular me ajuda, por que devo condená-lo? Aí está o “x” da questão! Se o celular te tira do momento de graça de uma Celebração Eucarística, isso não é saudável. Mesmo que seja aquela mensagem rápida, ou atender uma ligação, ou para ver outros conteúdos que não são relacionados à Missa. Cuide-se para que estes hábitos não ocupem o centro da relevância e da atenção em relação à Palavra e ao rito sacramental, e não criem ambiente de dispersão e de distração.

Lembre-se, cabe a cada um discernir em que momentos o celular aproxima de Deus e em que momentos ele afasta.

Fonte: Aleteia
É CERTO USAR CELULAR NA MISSA? É CERTO USAR CELULAR NA MISSA? Reviewed by Eu e Deus on outubro 05, 2017 Rating: 5