ATREVA-SE A ENCARAR O "DESAFIO DE OUTUBRO"


Cada mês do ano tem sua particularidade, sua data emblemática, sua determinação litúrgica. Tudo isso de acordo com o calendário católico. E outubro, além de ser o mês das missões, é também o mês do Rosário.

Muito se fala sobre os efeitos benéficos do Santo Rosário para o espírito, para alma e para a vida eterna. Não é necessário repetir nesse artigo. O que vale a pena é apresentar a reza dessa oração mariana por excelência como um desafio: “o desafio de outubro”.

Trata-se de um desafio diferente, apresentado por Gretchen R. Crowe no jornal católico OSV Newseekly de 20 de setembro: que cada um reze 31 rosários no mês de outubro, ou seja, um por dia.



O desafio abrange todo mundo, sem distinção de idade, sexo ou estado civil. É para religiosos e leigos, casados e solteiros, homens e mulheres, jovens e crianças.

Crowe diz que investiu muito tempo pensando sobre o Rosário e rezando-o neste ano. A autora está certa de que não há melhor época para focar nessa oração do que em outubro de 2017, quando a Igreja celebra o centésimo aniversário das aparições da Virgem de Fátima.

O dia 13 de outubro marca a data final das aparições de Maria aos pastorzinhos. Essa aparição ficou conhecida como o “milagre do sol”. Além disso, 7 de outubro está marcado no calendário da Igreja como o dia de Nossa Senhora do Rosário, razão pela qual se institui o mês inteiro para a oração do Rosário.

Crowe afirma que “todos esses acontecimentos nos levam a uma conclusão inevitável: a criação dos 31 dias da oração do Rosário”.

Em seguida, ela apresenta 5 dicas para enfrentar esse desafio:

1. Escolha seu Rosário favorito. Escolha aquele que tem um sentido ou significado importante para você. Crowe dá o exemplo do dela: um belo rosário de contas vermelhas que ela ganhou de seu esposo e o qual ela levou em suas mãos do dia em que eles se casaram. “Qual é o seu favorito?”, pergunta a autora do artigo da OSV Newsweekly.

2. Escolha o lugar e o horário para rezar. Pode ser em sua comunidade, em sua casa, no caminho para o trabalho, enquanto você se exercita no parque, antes de dormir… “se for algo consistente, o local não importa”.

3. Busque uma intenção para que você possa focar durante a oração. Pode ser a mesma intenção todos os dias ou mudar durante as semanas. Qualquer intenção que diz respeito à sua situação particular vale a pena.

4. Reze com uma pessoa com que você se identifique. Pode ser um amigo, um parente, alguém que trabalhe com você ou que vá à igreja que você frequenta. Vocês não precisam rezar juntos. Mas devem se motivar. Perguntem-se sistematicamente durante o mês: “Você já rezou seu Rosário hoje?”. Por isso, combine com alguém que o desafie, não que seja condescendente contigo.

5. Reze, Reze, Reze o Rosário. Todos os dias. Por 31 dias.

Se você perdeu alguns dias, ainda dá tempo de recuperar. Anime-se!
ATREVA-SE A ENCARAR O "DESAFIO DE OUTUBRO" ATREVA-SE A ENCARAR O "DESAFIO DE OUTUBRO" Reviewed by Eu e Deus on outubro 04, 2017 Rating: 5