PALAVRAS MÁGICAS PARA MOTIVAR SEU FILHO A CONTINUAR TENTANDO


Não, eu não sou uma boa ajudante em casa. Eu até já tentei, mas nunca consegui ajudar uma criança frustrada a resolver um problema. Talvez seja porque a matemática da sexta série esteja além dos meus conhecimentos ou porque dá o que fazer para eu entender exatamente o problema.

Meu filho sempre diz: “Eu não consigo entender isso! Não sei por que não consigo, não consigo! Eu não entendo nada disso”. E esse seu falatório é um atendado à minha paciência. Eu tento explicar o problema, mas raramente consigo. Então, tento motivá-lo, dizendo: “Você consegue! Continue tentando. Não desista”. Quando essa estratégia não dá certo, eu recorro ao verdadeiramente inevitável: “Pule esse problema, vá para o próximo e pergunte ao papai quando ele chegar em casa”.


Eu sei que essa não é a melhor atitude, porque o papai chega tarde e geralmente está cansado. De qualquer maneira, ele sempre ajuda, mas fica tarde para ele e para as crianças. Por isso, quando eu li esta publicação da Military Wife & Mom, que prometeu me revelar a frase de um gênio que inspiraria meu filho a continuar tentando, fiquei morrendo de vontade de experimentar.

Agora, quando eu vejo as crianças choramingando, dizendo “não consigo” ou “quero desistir”, eu adoro dizer “Mostre-me a parte mais difícil”, porque essa parte dá aos pais ou professores muitas informações úteis.

Isso ajuda você a descobrir qual parte é fácil e qual parte é especialmente difícil para a criança. Também ajuda a criança a reconhecer qual é o seu maior desafio e a quebrá-lo, transformando- o em um desafio menor.

Eu não percebi, até ler a publicação, que é exatamente isso que meu marido faz. Ele se senta e diz alguma coisa parecida com o “mostre-me a parte difícil”. Às vezes, ele pergunta “onde você está empacando, qual é a parte difícil?”. Mas ele, intuitivamente, sabe quebrar o problema e deixar nosso filho falar sobre a solução primeiro. Muitas vezes, eles entendem o problema só depois que começam a resolvê-lo (e eu achava que fosse algum tipo de mágica do papai).

Na verdade, não é mágico – é apenas uma forma de quebrar um problema difícil em partes gerenciáveis. É o mesmo que eu faço quando tenho um problema. Na verdade, é a mesma estratégia que eu uso para realizar qualquer tarefa, desde a limpeza da casa até o equilíbrio do orçamento. Não posso fazer tudo de uma só vez – ninguém pode. Então eu o divido em partes e vou resolvendo tudo até que as partes se somam a um todo completo.

Definitivamente, a frase “Mostra-me a parte mais difícil” será útil tanto para mim quanto para as crianças. Vamos aplicá-la em tudo: desde quando tivermos que tirar os tapumes protetores de furacão até quando precisarmos limpar a geladeira.

Fonte: Aleteia
PALAVRAS MÁGICAS PARA MOTIVAR SEU FILHO A CONTINUAR TENTANDO PALAVRAS MÁGICAS PARA MOTIVAR SEU FILHO A CONTINUAR TENTANDO Reviewed by Eu e Deus on setembro 20, 2017 Rating: 5