O QUE FAZER QUANDO RECEBER CORRENTES NO WHATSAAP?


Se você ainda não recebeu, certamente vai receber uma mensagem no WhatsApp que alguém te reenviará, obedecendo cegamente à clássica ordem: “envie para tantas pessoas”. É um aviso em que alguém com complexo de profeta matemático faz uma série de afirmações e relaciona fatos e números que, na realidade, nada têm a ver entre si.

As mensagens dizem algo semelhante a: “o eclipse solar aconteceu no dia 21. O furacão Harvey chegou no dia 25. Começou a encher tudo de água no dia 26”.

Note que a mensagem não diz aonde o Harvey chegou nem por que demorou um dia para começar a encher tudo de água. Seria um furacão de areia ou de efeito retardado? A que o “tudo” se refere?


O texto menciona arbitrariamente os dias 21, 25 e 26, pois continua dizendo: “veja o que diz a Bíblia em Lucas 21, 25-26: ‘Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas’”.

Por que será que escolheram o Evangelho de São Lucas, sendo que há outros livros bíblicos com 21 capítulos, dos quais poderiam também citar os versículos 25 e 26? Para poder citar um texto apocalíptico e despertar o medo, enganar incautos e espantá-los com a ideia que vem se repetindo desde o fim do século passado de que agora sim, de verdade, este mês, esta semana, hoje, agora mesmo, o mundo vai acabar.

Não há nada novo nisso tudo. Há meses, um suposto cientista divulgou na internet fotos do espaço e disse que pertenceriam a um arquivo secreto da NASA. As fotos mostravam um astro que se movia em direção ao planeta Terra. Ele publicou uma assustadora imagem de como ficaria o céu quando esse astro estivesse chegando por aqui. Deu até data para isso. Mas o dia chegou e nada aconteceu!

Como católicos, não podemos nos amedrontar com essas bobagens. Temos que estar sempre na graça de Deus, por que não sabemos quando ele nos chamará para a Sua presença. Mas, diante dos desastres naturais, não devemos ficar paralisados, imóveis, especulando se será o fim do mundo. Temos, sim, que orar pelas vítimas e nos mobilizar para oferecer nossa ajuda.

E quando somos bombardeados com essas mensagens supostamente proféticas? O que devemos fazer? O melhor é adotar as seguintes atitudes:

    Não as reenvie; apague essas mensagens.

Não diga “eu não creio, mas, se por acaso…” Isso é superstição. Não contribua com a divulgação de mentiras. Apague essas mensagens.

    Fale com quem enviou essas mensagens.

Advirta o remetente que as mensagens são falsas e peça-lhe que não as reenvie.

    Não se esquecer de uma informação fundamental revelada na Bíblia.


Talvez você não saiba, mas a Bíblia contem um único texto que verdadeiramente oferece informação confiável acerca de quando acontecerá o temido fim do mundo. Está pronto para saber? Você consegue suportar uma revelação tão surpreendente? Então aqui vai! Continue lendo: “Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai” (Mt 24, 36).
Artigo originalmente publicado por SIAME, traduzido e adaptado ao português.
O QUE FAZER QUANDO RECEBER CORRENTES NO WHATSAAP? O QUE FAZER QUANDO RECEBER CORRENTES NO WHATSAAP? Reviewed by Eu e Deus on setembro 21, 2017 Rating: 5