05 CLÁSSICAS PIADAS CATÓLICAS


lguns santos são bem conhecidos pelo seu grande senso de humor. São Felipe Néri, São Francisco de Sales e Santa Teresa de Ávila, por exemplo, não apenas nos legaram vidas exemplares como ainda nos ensinaram a usar do bom humor para viver melhor a vida.

Vários Papas recentes também nos dão exemplo de bom humor – e um dos mais famosos é São João XXIII, que foi Papa de 1958 a 1963 e protagonizou uma bela coletânea de situações divertidas que você pode conferir clicando aqui. Breve mostra: certa vez, um jornalista perguntou a ele quantas pessoas trabalham no Vaticano; o Papa fez uma pausa, pensou um pouco e respondeu: “Aproximadamente a metade”.


Aqui vão 5 piadas católicas que já viraram clássicos (certifique-se de compartilhá-las com os seus amigos dominicanos, franciscanos, jesuítas ou trapistas):

– 1 –

Um jesuíta, um dominicano e um franciscano caminhavam por uma antiga estrada e debatiam a grandeza de suas ordens religiosas. De repente, a Sagrada Família apareceu na frente a eles, com Jesus na manjedoura e Maria e José rezando junto a Ele. O franciscano caiu de rosto por terra, intensamente admirado com aquela visão de Deus nascido em tamanha pobreza. O dominicano caiu de joelhos, adorando a Santíssima Trindade e venerando Maria e José. O jesuíta foi se achegando a São José, colocou a mão em seu ombro e lhe perguntou: “E então, você já pensou em qual escola vai matriculá-lo?“.

– 2 –

Esta costuma ser contada pelos dominicanos, ou seja, os membros da Ordem dos Pregadores (O.P.). Um franciscano e um dominicano estavam debatendo sobre qual das duas ordens religiosas era a maior. Após meses de discussão, eles decidiram que perguntariam diretamente a Deus quando morressem. Anos depois, os dois se encontraram no céu e foram juntos até o trono de Deus para resolver o antigo desacordo. Deus pareceu um pouco intrigado com a complexa questão e disse que responderia por escrito dentro de alguns dias. Tendo enfim deliberado cuidadosamente, Deus lhes enviou a seguinte carta:
Meus filhos,
Por favor, parem de discutir sobre assuntos triviais. Ambas as ordens são igualmente excelentes aos meus olhos.
Atenciosamente,
Deus, O.P.

– 3 –

Um jesuíta e um franciscano se sentaram para jantar. De sobremesa, foi servida uma torta em dois pedaços: um pequeno e um grande. O jesuíta pegou o maior e, ao ver esta cena, o franciscano lhe recordou: “São Francisco sempre nos ensinou a escolher a abnegação“. O jesuíta respondeu: “Por isso mesmo lhe facilitei a escolha“.


– 4 –

São Bento, São Domingos, Santo Inácio e São Francisco estavam no céu discutindo qual era, das suas respectivas congregações, o carisma primordial. São Bento disse: “Desde o Éden, tudo o que sempre existiu foi trabalho e oração. Em suma: ‘ora et labora’. Por isso o nosso carisma é o primordial”. São Domingos objetou: “Mas espere. Para que o Éden fosse criado, Deus teve de falar. Logo, a Palavra veio antes e, portanto, o carisma dominicano da pregação é o primordial”. Santo Inácio, sentindo-se bastante confiante, disse: “Mas antes, ainda, havia o caos, e o Senhor deu estrutura e ordem à criação. Então, o nosso carisma veio primeiro”. São Francisco, sorrindo, concordou com o jesuíta: “Você tem razão. Primeiro veio o caos!”.

– 5 –

Um jesuíta, um dominicano e um trapista foram abandonados numa ilha deserta. Lá encontraram uma lâmpada mágica e, depois de debaterem, decidiram esfregá-la. Eis que apareceu o gênio da lâmpada e lhes concedeu três desejos. Eles deliberaram e decidiram que seria justo cada um apresentar um desejo. O jesuíta disse que queria dar aulas na universidade mais famosa do mundo – e puf! Desapareceu para lá na mesma hora. O dominicano disse que queria pregar a Palavra na maior igreja do mundo – e puf! Desapareceu para lá na mesma hora! Vendo então que os dois tinham sumido, o trapista exclamou: “Nossa! Antes mesmo de dizer o meu desejo ele já foi atendido!”

Fonte: Aleteia
05 CLÁSSICAS PIADAS CATÓLICAS 05 CLÁSSICAS PIADAS CATÓLICAS Reviewed by Eu e Deus on setembro 28, 2017 Rating: 5